Cores e psicologia – A escolha das cores para o material gráfico do seu negócio.

#cores #psicologia #gráficasprodutoras #indústriagráficaoffset #marketing #materiaisgraficos

A imagem da sua empresa deve transmitir seu conceito principal e a confiança do ramo para seus clientes. O seu logotipo – imagem principal que vai constar nos seus materiais gráficos – é a primeira apresentação da sua empresa a um potencial cliente, e esse deve conter as cores representativas de sua marca. Ao escolher tais cores, você precisa entender o seu significado psicológico no mundo dos negócios. Confira só algumas cores e seus respectivos significados: 

O Azul significa honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. A cor transmite a sensação de tranquilidade, é ideal para empresas do ramo da psicologia ou até consultoria financeira. Já o azul escuro, significa ambição e determinação, é uma boa cor para promover um negócio seguro. 

O vermelho, significa ação e paixão. Ele é ideal para empresas de fast-food ou negócios que envolvam velocidade e ação. Pode transmitir também, sentimentos como raiva, agressão e vingança. O Vermelho escuro insinua confiança, ideal para empresas de advocacia ou corretoras de imóveis.

A cor verde simboliza o equilíbrio, a segurança e o crescimento, sugerindo harmonia com o ambiente. Essa cor é uma ótima opção para empresas do ramo ambiental e também para sociais, como assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores de caridade.

O laranja transmite a sensação de otimismo e positivismo. Representa também, o entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso, encorajamento e estímulo. Portanto, se torna uma boa escolha para empresas relacionadas com alimentação, comunicação e interação social. Combina com aventura e ginásios, também. 

O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, estimulando as atividades mentais e o raciocínio. Apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços.

A cor turquesa representa versatilidade e criatividade. Pode demonstrar também, conhecimento, integridade, poder, seriedade, generosidade, saúde, cura, frescor, limpeza. Sendo ideal para para professores, formadores e oradores, meios de comunicação e clínicas de saúde. 

O roxo significa imaginação e espiritualidade. Relaciona-se com o futuro, sonhos e fantasia. É uma boa opção para artistas, poetas, e atividades que lidam com o futuro. Cria uma sensação de riqueza, luxo e extravagância. Apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade. 

A cor rosa representa o romantismo, a ternura, a ingenuidade, beleza, suavidade, pureza. É uma cor calmante, ideal para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance.

O dourado significa elegância, qualidade, luxo. Cor que se relaciona com vitória e conquista. 

O cinza é uma cor neutra e reservada. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.

O branco é utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.

Gostou das dicas? Na próxima semana falaremos sobre a combinação de cores para os materiais gráficos da sua empresa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *