Saiba como harmonizar as cores no seu material gráfico.

#Papéis #Cores #DiscodeCores #Harmonia #Combinação

As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas e que produzem um esquema de cores atrativo.

A harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor. Nada mais é que a harmonia de cores dentro de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz. A cor principal pode ser combinada com cores neutras, como o preto e branco. Ela é bastante simples de ser usada, porém, carece de contraste, impedindo que a arte seja vibrante. 

A harmonia análoga é formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Pode ser usada escolhendo uma cor única como a dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer a harmonia. Porém, também carece de contraste. Se for usar esse tipo de  harmonia, aconselha-se não misturar cores quentes com cores frias.

A harmonia complementar ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Em outras palavras, são cores que se encontram simétricas com respeito ao centro da roda. O Matiz varia em 180 º entre um e outro. Esta harmonia funciona ainda melhor se são combinadas cores frias e cores quentes, como por exemplo vermelho com verde-azul ou azul com amarelo. A harmonia complementar essencial se você procura utilizar contrastes na arte. Entretanto, o esquema é mais difícil de ser utilizado. 

A harmonia tríadica é a harmonia onde usamos três cores equidistantes no circulo cromático. Ela oferece um alto contraste visual, ao mesmo tempo que conserva o balanço e a riqueza das cores.Entretanto não é muito contrastante mas é balançado e harmonioso.

A harmonia acromática é a harmonia conseguida pela utilização de cores neutras, cores que estão próximas ao centro do círculo, que perderam tanta saturação que não se aprecia nelas o matiz original.

A seguir, veja a ilustração exemplificando como cada harmonia funciona.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *