O Design Visual e os espaços em branco#2020 #Visual #Design #EspaçosEmBranco #GráficaOffset

As “pausas” no design visual são conhecidas como “White Space” ou “Espaços em Branco”. É importante o designer fazer uso dessa “pausa” para que as informações contidas em uma peça gráfica, sejam dinâmicas e tenham uma hierarquia de conteúdos entre si. Portanto, esse espaço cria distância entre os elementos não semelhantes e promove proximidade com os elementos semelhantes.

A leiturabilidade imagética diz respeito à capacidade de mergulhar em um conteúdo visual, mantendo o fluxo de leitura. Isso quer dizer que, saber utilizar os respiros é necessário para o olhar do leitor descansar, quando o restante da peça já está cheio de informação.

Para começar, considere o micro espaçamento nos blocos de informações: espaços entre linhas e parágrafos, na horizontal e vertical, respectivamente. Além desses, menciona-se também a distância entre títulos e parágrafos, parágrafos e listas, listas e botões e por aí vai. 

Já o macro espaçamento refere-se à distância entre os blocos de informações que acabamos de falar. Portanto, separe por ordem de importância o direcionamento do olhar do leitor. Atente-se em não distribuir demasiadamente ou probremente.

Para tanto, é fundamental entender a dinâmica do layout para compor e identificar padrões na composição da peça, visando sempre um design confortável para os olhos. 

Deixe seu comentário