Ensino a distância: vale a pena investir em material impresso? #Offset #EaD #ImpressãoOffset #GráficaOffset

Com a necessidade de isolamento social devido ao cenário atual brasileiro, o ensino a distância se popularizou, alcançando uma grande parcela da sociedade. Essa modalidade de ensino permite que o processo de aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, de qualquer lugar – que tenha acesso de internet. Atualmente, se sua empresa pretende adotar esse meio de ensino, entenda: o EAD promete ocupar uma posição instrumental estratégica para satisfazer as diversificadas necessidades de qualificação dos indivíduos, sendo altamente vantajoso em termos econômicos. Portanto, esse modelo vai persistir daqui para frente.

Se o ensino é a distância, ainda há necessidade de se utilizar o material impresso?

Veja, os materiais impressos são como uma tecnologia educacional, pois são utilizados como suporte para a comunicação, sendo desenvolvidos e elaborados para desenvolver a aprendizagem. Essas ferramentas impressas são elementos mediadores importantes, que traduzem a concepção pedagógica e auxilia no processo de ensinoaprendizagem.

De acordo com os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior, da Secretaria de Educação a Distância do MEC (BRASIL, 2007), o material didático deve desenvolver competências e habilidades específicas, com a utilização de mídias compatíveis e o contexto sócio-econômico do público alvo. Portanto, as peças impressas vão continuar sendo bastante utilizadas por se tratarem de uma tecnologia com a qual os alunos estão familiarizados com o formato e manuseio.

É interessante que o material impresso faça integração com outras mídias, se comunicando com elas. Essa interdisciplinariedade, quando bem elaborada, é compreensível e aceita pelos alunos.

Para fechar, mencionamos também a facilidade de acesso aos conteúdos off-line, já que os alunos não precisarão depender de um equipamento tecnológico e tampouco conexão com internet.

Deseja dar vida a seus materiais? Entre em contato com a gente!

Deixe seu comentário