Curiosidades sobre a história da escrita #Design #Criatividade #ImpressãoOffset #GráficaOffset

Na pré-história, os homens usavam-se de desenhos nas paredes das cavernas como meio de comunicação. Chamados de pinturas rupestres, esses desenhos representavam os desejos e as necessidades de cada povo, como uma transmissão de ideias. Neste momento, ainda não se fazia o uso de conjunto de letras. Portanto, esse era o único meio que tinha como intuito promover a comunicação entre as pessoas.

Assim como a língua, os escritos surgiram em períodos distintos e por civilizações diferentes. Menciona-se aqui, a Mesopotâmia, China, Egito e América Central. Tem-se conhecimento que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica por volta de 4.000 a.C.. Esse povo utilizava a escrita cuneiforme, com cerca de 2000 símbolos, todos colocados da direita para a esquerda.

Escrita cuneiforme

Não muito distante dessa época, na civilização egípcia, os povos antigos criaram duas formas de escrita: uma mais simples e popular, chamada de demótica, e outra um pouco mais complexa, chamada de hieroglífica. Esta, é conhecida por conter nos túmulos e templos sagrados. Os indivíduos usavam a parede das pirâmides para retratar a vida dos faraós, com preces e mensagens a fim de afastar a invasão de saqueadores. De início, a técnica era exclusiva aos escribas – especialistas – que possuíam posição de destaque nessa sociedade.

Alfabeto Hieróglifo

Já na Roma Antiga, utilizava-se o alfabeto romano, que, com o passar dos anos, sofreu algumas modificações e então, criou-se a escrita uncial, que perdurou até o século VIII.

Alfabeto Romano


O surgimento da escrita na China é conhecido pelo descobrimento de um símbolo para cada coisa, chamado sistema ideográfico. A escrita chinesa possui um acervo de mais de 160 mil ideogramas, mas boa parte sofreu mudança ao longo dos anos, pois priorizava os traços fundamentais. Hoje, são usados entre 5.000 e 8.000 caracteres. Apenas 3.000 caracteres são utilizados para a vida diária. Curioso, não?!

Sistema Ideográfico

Você já sabia dessas informações sobre a descoberta dos conjuntos de símbolos usados por cada povo antigamente? Compartilhe em suas redes sociais.

Deixe seu comentário