Como fazer uma marca de sucesso?

#Marca #Sucesso #Empresas #MaterialGráfico

Para que sua marca se estabeleça e se mantenha firme no mercado, é de suma importância ter ciência dos quatro pilares básicos de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. O equilíbrio desses elementos é responsável pelo sucesso de uma marca.

Os 4 Ps do marketing (também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing) é um conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Esse conceito, nada mais é que, a tradução de todas as funções de marketing para que um produto ou serviço oferecido por uma empresa seja adquirido pelo consumidor. Quando esses quatro elementos (produto, preço, praça e promoção) estão em equilíbrio, a probabilidade de influenciar e conquistar o público é maior. 

Como fazer o mix de marketing com a sua marca ? 

Para oferecer um produto, você precisa saber identificar qual o comportamento dele no mercado. Algumas perguntas te ajudam a fazer a análise do P de produto: 

  • Quais são as necessidades e/ou desejos da clientela que seu produto/serviço deve satisfazer?
  • Quais são as funções que ele deve desenvolver para atingi-las?
  • Como, quando e onde o cliente vai utilizá-lo?
  • Como ele é fisicamente?
  • Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
  • Qual é o nome?
  • Qual é a marca?
  • Como ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?

O P de preço diz respeito ao valor que será cobrado pela solução que você oferece. O preço está diretamente ligado à percepção que seu público vai ter em relação a sua marca. Para estipular tal, veja algumas perguntas à serem respondidas: 

  • Qual é o valor do seu produto ou serviço para o comprador?
  • Quais são as faixas de preço para produtos e serviços em cada área de distribuição?
  • Qual é o comportamento do cliente em relação ao preço? Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual é o limite de preço?
  • Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público (pessoas jurídicas, clientes fiéis)?
  • Como seu preço se compara ao de seus competidores?

O P de Praça quer dizer colocação no mercado. Onde seu público costuma procurar pelo seu produto ou serviço? Vamos às perguntas para facilitar a reflexão:

  • No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais são os tipos específicos?
  • No caso de estabelecimentos virtuais e online, quais são (e-commerce, catálogo, redes sociais)?
  • Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

Esses tópicos irão te ajudar definir onde e como sua empresa deve estar acessível para os consumidores. 

O P de promoção é no sentido de promover sua marca e suas soluções. Como seu produto/serviço vai se tornar a solução das necessidades e desejos de seu cliente. 

  • Quando e onde você pode passar adiante, de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  • Quais são os melhores canais (TV, rádio, internet, impressos) e ações de relações públicas para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?
  • Seu mercado é sazonal (ovos de Páscoa, árvores de Natal)? Qual, então, deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
  • Como os seus competidores fazem a promoção de seus produtos e serviços? Qual é a influência deles sobre as suas ações?

A análise do mix de marketing com a sua marca, dirão a capacidade desta em deixar o público ciente dos seus diferenciais e seus valores agregados. Isso é decisivo na hora da compra de suas soluções, quando, o consumidor se deparar com os produtos e serviços da concorrência. 

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *